![]() |
| Foto: Marcelo Guedes / Ag. Haack |
O projeto foi apresentado pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) após polêmicas envolvendo casos de assédio, vandalismo e violência por parte de integrantes do bloco As Muquiranas durante a folia de 2023. A parlamentar utiliza o argumento de que os objetos são utilizados para importunar, incomodar, constranger e assediar mulheres.
Agora, a proposta aguarda para ser votada pelos deputados da AL-BA em sessão plenária. A data do pleito depende da articulação entre os líderes do governo e da oposição na assembléia.
Olívia Santana anunciou o projeto de lei no dia 24 de fevereiro. Na ocasião, a deputada escreveu: “Chega de machismo recreativo, como ocorre no bloco As Muquiranas. Molhar o cabelo, a roupa pra transparecer os seios e partes íntimas das mulheres não é engraçado. É humilhante”.
No dia 23 do mesmo mês, a agremiação do bloco As Muquiranas divulgou uma carta aberta repudiando o uso de pistolas de água por parte de seus foliões. O comunicado ressaltava que os brinquedos não fazem parte do kit fantasia.
Metro 1

0 Comentários