Vinte e oito municípios baianos permanecem sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando perigo devido ao alto volume de chuvas acumuladas. A nova atualização foi divulgada nesta segunda-feira (5) e inclui cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Candeias, Camaçari e Simões Filho.
De acordo com o órgão, pode chover até 100 milímetros em apenas 24 horas nessas localidades, o que representa risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.
Os primeiros dias de maio já foram marcados por fortes chuvas no estado. Em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o rio Subaé transbordou na madrugada do último sábado (4), deixando 80 famílias desabrigadas. A cantora Maria Bethânia, natural da cidade, chegou a se pronunciar nas redes sociais, pedindo atenção para os impactos da enchente. No entanto, Santo Amaro não aparece mais na nova lista de cidades em alerta.
Salvador também enfrentou problemas, com acionamento de sirenes em áreas de risco e evacuação de moradores em seis comunidades por ameaça de deslizamentos. Ainda assim, a capital baiana também foi retirada da zona de alerta na última atualização do Inmet.
0 Comentários